Congresso em Foco anuncia hoje os melhores do Legislativo em 2011

Os finalistas do ano passado: novo formato, pelo qual vencedores só serão conhecidos hoje à noite aumenta a tensão entre os parlamentaresOs nomes dos melhores parlamentares de 2011, escolhidos pela sexta edição do Prêmio Congresso em Foco, via internet, serão anunciados hoje, em solenidade no Porto Vittória, em Brasília, a partir das 20h. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) serão homenageados hoje por serem os congressistas mais votados pelos jornalistas na etapa preliminar de votação.

De cada três finalistas do prêmio, dois saíram vitoriosos em outubro de 2010. Na legislatura passada, 51 deputados e 23 senadores foram premiados em, pelo menos, uma das categorias do Prêmio Congresso em Foco. Apenas cinco deputados e seis senadores não disputaram as últimas eleições. Dos 63 que concorreram, 42 venceram a disputa.

O sucesso eleitoral dos premiados não se restringiu à reeleição. Dos 473 deputados que disputaram a última corrida eleitoral, 314 (66%) saíram-se vitoriosos das urnas, seja concorrendo ao mesmo cargo ou a outros mandatos. Entre os deputados finalistas, esse aproveitamento foi de 84%. Além dos 26 deputados reeleitos, cinco venceram outras disputas.

A diferença, mais uma vez, foi maior no Senado, onde os parlamentares enfrentaram mais dificuldade para obter votos. Dos 52 que concorreram a algum cargo, 27 (52%) conquistaram seus objetivos. Entre os finalistas, esse índice chegou a 55%: 11 dos 17 premiados venceram as eleições.

O expressivo aproveitamento eleitoral dos premiados serve de estímulo para quem é calouro na lista dos melhores congressistas, definida por 267 jornalistas que cobrem o Congresso e que participaram da primeira etapa da premiação. Na primeira edição do prêmio na atual legislatura, 25 dos 47 finalistas não estavam no Congresso até o ano passado. Mas apenas os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Ana Amélia (PP-RS) e os deputados Romário (PSB-RJ), Jean Wyllys (Psol-RJ) e Delegado Protógenes (PCdoB-SP) são calouros na política.

A principal novidade da edição deste ano do prêmio é que os vencedores só serão conhecidos na festa de premiação. Além das duas categorias principais, a de melhor deputado e a de melhor senador, também serão agraciados os parlamentares que mais se destacaram em seis categorias especiais. São elas:

Parlamentar de futuro distinguirá deputados e senadores com menos de 45 anos de idade. Categoria assinada em conjunto pelo Congresso em Foco e a Ambev.

Defesa da democracia e da cidadania distinguirá deputados e senadores comprometidos com a defesa da ordem social democrática e da cidadania. Categoria assinada em conjunto com a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Defesa do consumidor voltada para os parlamentares (deputados ou senadores) com atuação mais destacada no campo da defesa dos direitos do consumidor. Categoria coassinada pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Defesa dos municípios homenageará os congressistas mais comprometidos com a defesa das cidades brasileiras e das questões de interesse dos municípios. O prêmio será concedido em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Defesa da segurança jurídica e da qualidade de vida distinguirá quem mais se empenha no Congresso pela garantia de estabilidade e de cumprimento das normas legais, tendo como meta a promoção da qualidade de vida dos brasileiros. Categoria assinada em conjunto com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil).

Defesa da saúde voltada para os parlamentares mais comprometidos com a defesa da saúde.


Smileys

:confused::cool::cry::laugh::lol::normal::blush::rolleyes::sad::shocked::sick::sleeping::smile::surprised::tongue::unsure::whistle::wink:

 1000 Characters left

Antispam Refresh image Case sensitive

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Nós podemos ….

Estamos passando por um momento especial da história brasileira. Temos condições de mudar o futuro. Podemos escolher agora qual a direção que vamos tomar.  O Brasil poderá ser só um pouquinho melhor do que é hoje ou poderá ser um país desenvolvido, com justiça social e grande produtor de conhecimento. Podemos escolher entre seguir melhorando aos pouquinhos em várias áreas e piorando em outras (violência, meio ambiente). Podemos continuar a ser um país dos mais desiguais do mundo, ou um país onde todas as pessoas tenham condições de desfrutar da riqueza gerada por todos. É hora de investir em educação. Não um pouquinho. Nada de gambiarra. Precisamos superar os conservadorismos e corporativismos. É hora de uma revolução na educação. Hora de uma mobilização nacional efetiva e responsável. A juventude precisa se encantar com o magistério, com as escolas sendo centros de cultura e tecnologia. O Brasil somente será um país de oportunidades se a educação for o caminho do desenvolvimento. É por isso que precisamos de uma Revolução na Educação.

Expediente

  • Este portal é de responsabilidade
    do Gabinete do Senador Cristovam Buarque
  • Assessor de Comunicação:
    Paulo Miranda
  • Equipe do Portal:
    Ademir Jr, Ivônio Barros, Leocádio Bijos
  • Sugestões e Críticas, enviar para:
    admin@cristovam.org.br

Conexões

 

 

Este portal tem por objetivo principal mostrar o trabalho e as ideias que o senador Cristovam Buarque (PDT/DF) está colocando em prática no Congresso Nacional e em suas diversar atividades junto a jovens, movimentos sociais, entidades educacionais, sindicatos e outros espaços da sociedade brasileira. Cristovam é conhecido e reconhecido como o Senador da Educação. Mas também é muito atuante nas áreas de maio ambiente, ciência e tecnologia, direitos humanos, relações internacionais, economia, assuntos sociais e participação social.