Opinião

alt

Feliz Dia das Mães - Mensagem do Senador Cristovam Buarque

  • Acessos: 13973

Cristovam Buarque quer universidade misturada ao resto do mundo

Primeiro reitor eleito democraticamente pela Universidade de Brasília, em 1985, o professor Cristovam Buarque buscou construir uma universidade tridimensional, preocupada diretamente com temas relacionados à atualidade. “O que eu defendo e formulei desde 1985 é que, além da organização por área, nós precisamos ter uma categoria por núcleos, por temas de preocupação com a realidade”, afirma o hoje senador pelo PDT. Em 2012, ano de seu Jubileu, Cristovam quer ver a UnB vencer o conservadorismo acadêmico e se aproximar mais dos ex-alunos. Nos últimos dez anos, formaram-se aqui 38 mil profissionais. “Ex-aluno traz vida, recursos, críticas e apoio para a universidade”.

  • Acessos: 5081

Poder Executivo ignora o Congresso Nacional, afirma Cristovam Buarque

Agência Senado

o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que o Poder Executivo "ignora completamente" o Congresso Nacional. O senador reclamou do fato de o recente corte de R$ 55 bilhões no Orçamento da União para 2012 não ter sido debatido com os parlamentares.

  • Acessos: 5366

Rio+20 não está sendo levada a sério, afirma Cristovam Buarque

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) será realizada em junho, no Rio de Janeiro, quando são esperados pelo menos cem presidentes da República e primeiros-ministros, além de 50 mil pessoas credenciadas. No entanto, alguns parlamentares temem o fracasso da cúpula, pois, segundo eles, o foco da agenda internacional estará voltado para a crise econômica e às eleições em países como Estados Unidos e França, o que dificultaria a presença de líderes mundiais em um evento internacional voltado para a sustentabilidade.

  • Acessos: 4590

Cristovam Buarque manifesta confiança no novo ministro da Educação

 

 

Meu caro Aloízio,

Gostaria muito de estar presente na sua posse no MEC, para manifestar pessoalmente minha alegria de amigo e minha esperança de brasileiro.

  • Acessos: 5406

Mais Artigos...

Nós podemos ….

Estamos passando por um momento especial da história brasileira. Temos condições de mudar o futuro. Podemos escolher agora qual a direção que vamos tomar.  O Brasil poderá ser só um pouquinho melhor do que é hoje ou poderá ser um país desenvolvido, com justiça social e grande produtor de conhecimento. Podemos escolher entre seguir melhorando aos pouquinhos em várias áreas e piorando em outras (violência, meio ambiente). Podemos continuar a ser um país dos mais desiguais do mundo, ou um país onde todas as pessoas tenham condições de desfrutar da riqueza gerada por todos. É hora de investir em educação. Não um pouquinho. Nada de gambiarra. Precisamos superar os conservadorismos e corporativismos. É hora de uma revolução na educação. Hora de uma mobilização nacional efetiva e responsável. A juventude precisa se encantar com o magistério, com as escolas sendo centros de cultura e tecnologia. O Brasil somente será um país de oportunidades se a educação for o caminho do desenvolvimento. É por isso que precisamos de uma Revolução na Educação.

Expediente

  • Este portal é de responsabilidade
    do Gabinete do Senador Cristovam Buarque
  • Assessor de Comunicação:
    Paulo Miranda
  • Equipe do Portal:
    Ademir Jr, Ivônio Barros, Leocádio Bijos
  • Sugestões e Críticas, enviar para:
    admin@cristovam.org.br

Conexões

 

 

Este portal tem por objetivo principal mostrar o trabalho e as ideias que o senador Cristovam Buarque (PDT/DF) está colocando em prática no Congresso Nacional e em suas diversar atividades junto a jovens, movimentos sociais, entidades educacionais, sindicatos e outros espaços da sociedade brasileira. Cristovam é conhecido e reconhecido como o Senador da Educação. Mas também é muito atuante nas áreas de maio ambiente, ciência e tecnologia, direitos humanos, relações internacionais, economia, assuntos sociais e participação social.