Artigos

Pedagogia da catástrofe (Artigo)

Cristovam Buarque
Senador PDT-DF

Artigo publicado em 21/2/2015 no jornal O Globo

 

Parecemos estar num tempo em que argumentos não têm papel pedagógico

  • Acessos: 82

Nação imergente (Artigo)

CRISTOVAM BUARQUE
Professor emérito da UnB e senador pelo PDT-DF

Artigo publicado em  24/02/2015 no jornal Correio Braziliense


Há apenas 10 anos, o Brasil era país emergente. O nome Brasil significava estabilidade monetária com crescimento econômico e proteção social; as reservas do pré-sal fariam o povo nadar em petrodólares e assim resolver todos os problemas, inclusive a educação de suas crianças; ProUni, Fies e políticas de cotas pagavam a histórica dívida social; e o Brasil tinha forte presença internacional.

  • Acessos: 119

Brasília não pode parar (Artigo)

 

CRISTOVAM BUARQUE

Professor emérito da UnB e senador pelo PDT-DF

Artigo publicado em 10/2/2015 no jornal Correio Braziliense

 

Apesar de muitos avisos sobre a irresponsabilidade fiscal do governo anterior, as lideranças do DF estão surpresas com o tamanho da crise que se abateu sobre a administração. Enquanto isso, a população assustada assiste à degradação dos serviços, a servidores com salários atrasados, início das aulas adiado, alunos recebendo apenas parte do material didático necessário, festas tradicionais interrompidas ou sem receber o costumeiro apoio público, acordos internacionais cancelados unilateralmente, acordos feitos no passado sem aporte para serem cumpridos ao longo do ano, hospitais sem recursos suficientes. Diante desse quadro, a população fica preocupada com o custo a pagar pelo esforço para equilibrar as contas e retomar o funcionamento normal do DF, seguindo o Pacto por Brasília apresentado pelo governador Rollemberg. Ao fazer essa proposta, o governo mostra preocupação, capacidade técnica e imaginação, e também oferece à Câmara Legislativa e a toda a população a chance de realizarmos grande debate sobre o momento que atravessamos e o futuro de nossa cidade.

  • Acessos: 600

Quem envenenou a Petrobras?

Cristovam Buarque
Senador da Repúblicada (PDT/DF)

A mídia apenas notícia o que dizem investigadores e delatores premiados, ela não descobriu nada. Felizmente porém divulga o que não foi capaz de descobrir
  • Acessos: 801
E-mail

Autocrítica consequente (artigo)

CRISTOVAM BUARQUE
Professor emérito da UnB e senador pelo PDT-DF

Artigo publicado em 27/1/2015 no jornal Correio Braziliense





Os jornais divulgam notícia de que dirigentes do PT desejam expulsar o ex-governador Agnelo Queiroz do quadro de militantes. É uma tentativa de se separar da imagem deixada pelo ex-governador, por causa da calamidade que ele criou, tanto no equilíbrio fiscal quanto na qualidade dos serviços públicos da cidade. Mas é uma hipocrisia querer responsabilizar apenas Agnelo Queiroz. Se quiser prestar contas à opinião pública, o PT precisa fazer forte autocrítica de todo o partido e suas lideranças, sem exceção, sobre os erros do governo que terminou.

  • Acessos: 1120

Nós podemos ….

Estamos passando por um momento especial da história brasileira. Temos condições de mudar o futuro. Podemos escolher agora qual a direção que vamos tomar.  O Brasil poderá ser só um pouquinho melhor do que é hoje ou poderá ser um país desenvolvido, com justiça social e grande produtor de conhecimento. Podemos escolher entre seguir melhorando aos pouquinhos em várias áreas e piorando em outras (violência, meio ambiente). Podemos continuar a ser um país dos mais desiguais do mundo, ou um país onde todas as pessoas tenham condições de desfrutar da riqueza gerada por todos. É hora de investir em educação. Não um pouquinho. Nada de gambiarra. Precisamos superar os conservadorismos e corporativismos. É hora de uma revolução na educação. Hora de uma mobilização nacional efetiva e responsável. A juventude precisa se encantar com o magistério, com as escolas sendo centros de cultura e tecnologia. O Brasil somente será um país de oportunidades se a educação for o caminho do desenvolvimento. É por isso que precisamos de uma Revolução na Educação.

Expediente

  • Este portal é de responsabilidade
    do Gabinete do Senador Cristovam Buarque
  • Assessor de Comunicação:
    Paulo Miranda
  • Equipe do Portal:
    Ademir Jr, Ivônio Barros, Leocádio Bijos
  • Sugestões e Críticas, enviar para:
    admin@cristovam.org.br

Conexões

 

 

Este portal tem por objetivo principal mostrar o trabalho e as ideias que o senador Cristovam Buarque (PDT/DF) está colocando em prática no Congresso Nacional e em suas diversar atividades junto a jovens, movimentos sociais, entidades educacionais, sindicatos e outros espaços da sociedade brasileira. Cristovam é conhecido e reconhecido como o Senador da Educação. Mas também é muito atuante nas áreas de maio ambiente, ciência e tecnologia, direitos humanos, relações internacionais, economia, assuntos sociais e participação social.