Artigos

Revolução com critério (Artigo)

Cristovam Buarque

Artigo publicado em 13/12/2014 no jornal O GLOBO - RJ

 

 

Na economia, todos os partidos ficaram iguais

As amarras da política econômica são tão fortes que Dilma vence, mas nomeia o ministro que Aécio gostaria. Quando ela disse que em campanha se faz o diabo, talvez não imaginasse que na economia tem que se fazer o que não se deseja. Mas Deus fez o mundo e deixou a economia para o demônio. Por isso, não adianta administrar a economia com o voluntarismo que caracterizou estes últimos anos. Era perfeitamente previsível o desequilíbrio que está acontecendo.

  • Acessos: 157

Nova chance (Artigo)

CRISTOVAM BUARQUE
Professor emérito da UnB e senador pelo PDT-DF

Artigo publicado em 9/12/2014 no jornal Correio Braziliense
 

Um desafio da escola no mundo atual é ensinar novos conhecimentos sem cortar a criatividade do aluno; usar os mais modernos métodos da informação sem impedir a formação plena do aluno; envolver Google e Wikipedia sem deixar de lado a leitura dos clássicos; usar o ensino a distância sem afastar o aluno da convivência com os colegas; ensinar a aprender com outros e a aprender a aprender sozinho; desenvolver no aluno a capacidade para deslumbrar-se com a beleza e entender a lógica do mundo, indignar-se com as injustiças, comunicar-se em diferentes idiomas, obter um ofício que lhe assegure um emprego. O outro desafio é oferecer a mesma chance a cada criança, independentemente da renda dos pais e da cidade em que vive.

  • Acessos: 378

Falta vontade (Artigo)

*Por Cristovam Buarque

Artigo para O GLOBO, edição de 29 de Novembro de 2014.

Anos atrás, perguntei ao embaixador do Brasil na Irlanda, Stelio Amarante, por que aquele país tinha estradas tão ruins, apesar de uma das melhores educações. Ele respondeu: “Por isso!”. Fez pausa e continuou: “Deixaram para investir nas estradas depois da educação”.

  • Acessos: 650

Emancipação da política (Artigo)

 

Artigo publicado em 1/11/2014 no jornal O GLOBO

 

Cristovam Buarque

Por causa do elevado custo, a política está prisioneira do sistema de financiamento

  • Acessos: 1544

Corrupção eleitoral (Artigo)

 

 

Artigo publicado no jornal O Globo em 4 /10/ 2014

 

*Cristovam Buarque

O Brasil descobriu o quanto o seu sistema político-administrativo é corrupto no comportamento de seus dirigentes. Não percebeu ainda as outras formas de corrupção que este sistema carrega.

  • Acessos: 2515

Nós podemos ….

Estamos passando por um momento especial da história brasileira. Temos condições de mudar o futuro. Podemos escolher agora qual a direção que vamos tomar.  O Brasil poderá ser só um pouquinho melhor do que é hoje ou poderá ser um país desenvolvido, com justiça social e grande produtor de conhecimento. Podemos escolher entre seguir melhorando aos pouquinhos em várias áreas e piorando em outras (violência, meio ambiente). Podemos continuar a ser um país dos mais desiguais do mundo, ou um país onde todas as pessoas tenham condições de desfrutar da riqueza gerada por todos. É hora de investir em educação. Não um pouquinho. Nada de gambiarra. Precisamos superar os conservadorismos e corporativismos. É hora de uma revolução na educação. Hora de uma mobilização nacional efetiva e responsável. A juventude precisa se encantar com o magistério, com as escolas sendo centros de cultura e tecnologia. O Brasil somente será um país de oportunidades se a educação for o caminho do desenvolvimento. É por isso que precisamos de uma Revolução na Educação.

Expediente

  • Este portal é de responsabilidade
    do Gabinete do Senador Cristovam Buarque
  • Assessor de Comunicação:
    Paulo Miranda
  • Equipe do Portal:
    Ademir Jr, Ivônio Barros, Leocádio Bijos
  • Sugestões e Críticas, enviar para:
    admin@cristovam.org.br

Conexões

 

 

Este portal tem por objetivo principal mostrar o trabalho e as ideias que o senador Cristovam Buarque (PDT/DF) está colocando em prática no Congresso Nacional e em suas diversar atividades junto a jovens, movimentos sociais, entidades educacionais, sindicatos e outros espaços da sociedade brasileira. Cristovam é conhecido e reconhecido como o Senador da Educação. Mas também é muito atuante nas áreas de maio ambiente, ciência e tecnologia, direitos humanos, relações internacionais, economia, assuntos sociais e participação social.