Artigos

Fragrante da exposição Gênesis: imagens no passado da Terra, da vida e do homem, que datam do início do planeta

O Gênesis cheio de alma do Tião

Cristovam Buarque

Artigo publicado no jornal Correio Braziliense -  15/03/2014

 
Fragrante da exposição Gênesis: imagens no passado da Terra, da vida e do homem, que datam do início do planeta



Lembro quando cerca de 10 anos atrás Sebastião Salgado me disse que embarcaria em uma aventura de anos e que iria as mais diversas partes do mundo fotografar as coisas que ainda existem como eram no início dos tempos e que provavelmente não mais existirão no final do século 21. Passados os 10 anos, as fotos deram origem ao magnífico livro Gênesis.

  • Acessos: 1527

A cor da mente

Cristovam Buarque

Artigo publicado em
 

Nos anos 70, a televisão mostrou uma série com o nome de “Raízes”, contando a trajetória de uma família de negros americanos, desde seu passado na África. A série emocionou centenas de milhões de pessoas ao mostrar o sofrimento de sucessivas gerações que tinham em comum a cor da pele e a escravidão por serem negras.

  • Acessos: 747

Miscigenação social

Artigo de Cristovam Buarque publicado no jornal El País, em 24/1/2014

 

O Brasil é um relativamente bem sucedido caso de miscigenação racial e um exemplo claro de segregação social. Ao longo de toda nossa história avançamos sem nos integrar socialmente. O resultado é um país com apartheid social – a apartação – que tem características raciais como resquício da escravidão dos negros.

  • Acessos: 1327

Oitenta anos da USP: orgulho do Brasil

Artigo publicado em 24 de janeiro de 2014 no jornal O Estado de S.Paulo


'A maior conspiração contra o Conhecimento está sobretudo no abandono da educação de base'



Cristovam Buarque


A USP é uma das raras histórias de sucesso do Brasil. Só isto seria suficiente para comemorarmos seus 80 anos. Este sucesso merece ser ainda mais comemorado quando percebemos que ela sobreviveu e cresceu, em quantidade e qualidade, no meio da Conspiração Nacional contra o Conhecimento. Por causa da conspiração brasileira contra o Conhecimento, nossa primeira universidade, do Rio de Janeiro, ainda não tem um século, foi criada em 1922 (sem considerar as experiências não consolidadas de universidade no Amazonas e no Paraná). O simples fato de comemorarmos décadas e não séculos. O Brasil evitou ao máximo ter universidades, a USP é produto de heroísmo de alguns brasileiros.

  • Acessos: 1537

Feliz 2015, por Cristovam Buarque

 

Algo vai mal quando um país que precisa enfrentar seus problemas chama de ano da Copa um ano de eleições presidenciais. É o que está a acontecer com o Brasil.

  • Acessos: 824

Mais Artigos...

Nós podemos ….

Estamos passando por um momento especial da história brasileira. Temos condições de mudar o futuro. Podemos escolher agora qual a direção que vamos tomar.  O Brasil poderá ser só um pouquinho melhor do que é hoje ou poderá ser um país desenvolvido, com justiça social e grande produtor de conhecimento. Podemos escolher entre seguir melhorando aos pouquinhos em várias áreas e piorando em outras (violência, meio ambiente). Podemos continuar a ser um país dos mais desiguais do mundo, ou um país onde todas as pessoas tenham condições de desfrutar da riqueza gerada por todos. É hora de investir em educação. Não um pouquinho. Nada de gambiarra. Precisamos superar os conservadorismos e corporativismos. É hora de uma revolução na educação. Hora de uma mobilização nacional efetiva e responsável. A juventude precisa se encantar com o magistério, com as escolas sendo centros de cultura e tecnologia. O Brasil somente será um país de oportunidades se a educação for o caminho do desenvolvimento. É por isso que precisamos de uma Revolução na Educação.

Expediente

  • Este portal é de responsabilidade
    do Gabinete do Senador Cristovam Buarque
  • Assessor de Comunicação:
    Paulo Miranda
  • Equipe do Portal:
    Ademir Jr, Ivônio Barros, Leocádio Bijos
  • Sugestões e Críticas, enviar para:
    admin@cristovam.org.br

Conexões

 

 

Este portal tem por objetivo principal mostrar o trabalho e as ideias que o senador Cristovam Buarque (PDT/DF) está colocando em prática no Congresso Nacional e em suas diversar atividades junto a jovens, movimentos sociais, entidades educacionais, sindicatos e outros espaços da sociedade brasileira. Cristovam é conhecido e reconhecido como o Senador da Educação. Mas também é muito atuante nas áreas de maio ambiente, ciência e tecnologia, direitos humanos, relações internacionais, economia, assuntos sociais e participação social.