A RIO+20 começa antes no mundo virtual

Usuários de todo mundo poderão participar, junto com especialistas e gestores públicos, de Congresso Virtual que abordará os temas que serão inseridos na agenda RIO+20. Resultados serão levados ao evento oficial, em junho. O Congresso é uma das raras oportunidades de participação efetiva da sociedade civil em eventos de grande porte e de enorme repercussão mundial.

Discutir com grandes especialistas de diversas áreas do conhecimento e gestores públicos sobre questões polêmicas, como mudanças climáticas, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável, é raridade para a maioria da população que não está inserida na linha de frente das decisões políticas e econômicas. Em um grande evento como a RIO +20, que contará com a presença de grandes líderes mundiais e pensadores, a chance de argumentar se torna praticamente nula. É nesse contexto que será promovido, de 9 a 30 de abril, o Congresso Virtual Internacional Economia Verde e Inclusão Sócioprodutiva: o papel da agricultura familiar, com inscrições gratuitas e aberto ao público em geral (http://www.congressorio20.org.br/sitio/).

“Convidamos pesquisadores e gestores para participarem do evento e a interagiram com os usuários. É uma oportunidade rara de discutir esses temas com pessoas de renome. Além disso, os resultados do Congresso serão consolidados em um informe técnico e uma revista especial que conterão a sistematização dos debates temáticos e as principais contribuições para a Rio +20”, afirmou Carlos Miranda, Coordenador Executivo do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável e um dos organizadores do Congresso.

TEMAS QUE SERÃO DISCUTIDOS: Economia Verde; Inclusão Sócioprodutiva; Desenvolvimento Rural Sustentável; Recursos Naturais e Segurança Alimentar; Produção e Consumo sustentável.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: Tânia Bacelar (Professora da UFPE); Renato Maluf (Professor do CPDA e Presidente do CONSEA), Ricardo Abramovay (Professor Titular da USP), Sergio Leite (Professor e Pesquisador do CPDA), Julio Berdegué (Diretor do RIMISP), Eduardo Trigo (Consultor Independente em Ciência e Tecnologia), Peter May (Professor e Pesquisador do CPDA).

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: http://www.congressorio20.org.br/sitio/; iicabr.informa@iica.int

ORGANIZAÇÃO: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil (MDA), Núcleo de Estudos e Desenvolvimento Rural (NEAD/MDA).

1 comentário to "A RIO+20 começa antes no mundo virtual"

  1. Marcia Margarida Bratti disse:

    Quero participar dos debates virtuais para conhecer os avanços advindos da Rio + 20 e quem sabe dar a minha contribuição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

O futuro do planeta está em jogo neste momento